Ao pensar em comprar uma ação você já deve ter se perguntado: " O que analisar na hora de comprar uma ação?" Neste post vamos mostrar de forma prática o nosso processo decisório na hora de comprar uma ação, o famoso "Setup".
As informações que serão repassadas poderiam muito bem, esta em um curso intitulado "Como ter sucesso na Bolsa de Valores" ao custo de algumas centenas de reais, mas aqui nosso intuito é levar informação gratuita, aproveite!
Comprar um ação, demanda uma análise criteriosa, afinal caso não a faça é bem possível que você acabe perdendo dinheiro.
Uma empresa é um organismo vivo, há muita coisa acontecendo por lá, e nós precisamos nos assenhorar do máximo de informações para tomar uma decisão.
Nossa forma de analisar um ativo mescla três tipos de analise, que chamamos de filtros, destacaremos cada uma a seguir.
Análise Macroeconômica
O processo de análise começa voltando os olhos para o setor onde àquela empresa esta inserida, verificar fatores que podem beneficiar ou prejudicar a empresa (projetos de lei relacionados ao setor e afins), verificar se ela se beneficia ou não da tendência da curva de juros, câmbio e balança comercial (exportações e importações).
Análise Fundamentalista
Após realizada a etapa anterior, partimos para os fundamentos da empresa, e a comparamos com seus pares no setor, por meio dos seguintes indicadores:
Nível de endividamento (alavancagem), P/L (Relação Preço-Lucro), ROE (Retorno sobre o patrimônio liquido), PV/P (Preço sobre Valor Patrimonial) estes são os principais indicadores que analisamos para decidir se uma empresa está atrativa ou não.
Análise Técnica (Gráfica)
Como terceira etapa na análise partimos para o gráfico de candelstick onde com a ajuda de indicadores gráficos (Médias Móveis, Bandas de bollinger e Fibonacci) definimos nossa entrada (ponto de compra) e nosso alvo de ganho.
Faremos um post, detalhando o que é e como utilizar cada indicador fundamentalista e gráfico.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente! Colabore com sua opinião!