Quem investe busca rendimentos, essa é a lógica central em investir, contudo nessa ânsia pelo retorno muitos investidores olham para Rentabilidade Nominal desconsiderando a inflação.
O que importa no final é se você teve Ganho Real! Ou seja, se você teve um ganho acima da INFLAÇÃO.
É comum o investidor iniciante cair na armadilha do investimento PREFIXADO pagando dois dígitos de retorno anual e no final acabar, na maioria das vezes, perdendo para inflação.
Vamos ao exemplo:
Um CDB Prefixado com vencimento em 2026 pagando 12,50% a.a parece interessante, contudo a taxa Selic projetada para 2021 é de 7% a.a. Já o IPCA projetado está na casa de 8,5% a.a, neste caso o ganho real desse CDB no ano seria de apenas: 4% a.a.
Existem diversas opções de investimentos atrelados ao IPCA, que basicamente te pagam a Inflação do Período + uma Taxa Prefixada (essa taxa será o seu ganho real).
Exemplos de Investimento do tipo IPCA + :
TESOURO DIRETO IPCA + 4,37%
LCI BANCO INTER IPCA + 5%
Outras opções de investimento para tentar superar a inflação:
AÇÕES BOAS PAGADORAS DE DIVIDENDOS COM DY ACIMA DE 8% (TRPL4-VALE3-PETR4)
FUNDOS IMOBILIÁRIOS COM DY ACIMA DE 12%
A nossa dica de hoje consiste em uma premissa: Se o investimento é de prazo médio a longo prefira o IPCA + é a única forma garantida para ganhar da inflação e preservar o poder de compra.
Está investindo para longo prazo a fim de comprar uma casa, carro ou aposentadoria? Uma carteira diversificada com Tesouro IPCA+, LCI IPCA+, Ações Boas pagadoras de dividendos e Fundos Imobiliários é uma boa estratégia.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente! Colabore com sua opinião!